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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O valor do carro


Alguns textos sobre o assunto:
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Carro, ter ou não ter? Eis aí uma questão de sustentabilidade
6 de setembro de 2011 | Por: Dan Lima e Carol Guilen


(...)


Pense bem como o carro é algo insustentável. Você paga por um combustível fóssil que libera monóxido de carbono (CO) e outros gases tóxicos para mover 890 kg, sendo 820 kg do carro (peso de um carro popular) e 70 kg seus. A massa das pessoas representa menos de 10% do total movimentado, ou seja, praticamente todo o combustível é usado para movimentar a massa do próprio veículo. 


Segundo o professor e geógrafo Aziz Ab’Saber, no Brasil de 60 a 80% carros transportam apenas uma pessoa. Dá pra imaginar quanta massa é deslocada à toa? Quanto espaço é ocupado com carros vazios, e quanto CO e CO² é liberado? Pois é, tem muita gente engolindo poluição e perdendo tempo de vida. Continuando.


Para que os nossos queridos carrões se movimentem, além dos gases, é gerada uma série de resíduos: óleos e graxas, pneus, plásticos, baterias etc. Esses resíduos são considerados resíduos perigosos e de difícil tratamento. Estima-se que no Brasil sejam produzidos 40 milhões de pneus por ano. No mesmo período, são descartadas 20 milhões de unidades, que vão parar no fundo dos rios, depósitos, lixões etc.


E não podemos esquecer de levar em conta o tempo que se perde preso no trânsito. Nas grandes cidades, em dias de trabalho, os carros circulam com uma velocidade média de 18 a 20 km por hora, velocidade média das carroças usadas por nosso avós. Acredite, ir de carro pode não ser a melhor opção.
(...)
(Ver texto completo na fonte)

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"Afinal, quanto custa ter um carro?
:. texto: Inácio Guerberoff ("Na Estrada e ao Vento")
Vejamos no meu caso, um cálculo mensal aproximado:Parcela mensal: R$ 500,00Seguro: R$ 2.500,00 por ano, R$ 208,00 por mês (é caro sim, mas era o mais barato. O Porto Seguro custava R$ 4.000,00. Não tenho vaga de garagem, o carro dorme na rua, tive um carro roubado recentemente e tenho 25 anos)IPVA: R$ 600,00 por ano, R$ 50,00 por mêsGasolina: um tanque por mês, uns R$ 80,00Manutenção: tem sido baixa, mas vamos imaginar uns R$ 500,00 por ano (já que é carro novo), o que dá R$ 42,00 por mêsEstacionamentos: aqui em São Paulo esse item pesa. Primeiro, o flanelinha. Não adianta, TODAS as vagas têm um flanelinha. Saindo umas 5 vezes por semana, 1 real por cada vez, R$ 20,00 por mês de flanelinha. Mais uns estacionamentos à noite, mais uns R$ 30,00 reais por mês, por baixo. Total, R$ 50,00.Lavagem: vamos ser econômicos: uma por mês, R$ 12,00
Devo ter esquecido de algumas coisas, mas podemos parar por aqui, já é o suficiente.
Total? R$ 942,00 por mês.
Ok, existe o fator "valor de revenda" do carro. Fazendo outro cálculo aproximado, utilizemos 8% de depreciação anual. Em 4 anos (período de pagamento do financiamento), o carro que valia à vista R$ 20.000,00 passa a valer cerca de R$ 14.300,00. Mas o valor que eu pago é R$ 3.000,00 + 48 x 500,00. Total: R$ 27.000,00. Ou seja, a cada R$ 500,00 que pago no carro, vou conseguir no máximo R$ 264,81 depois dos quatro anos do financiamento. R$ 235,19 são fundo perdido.
Em suma, o gasto mensal efetivo com o carro, supondo que você nunca vá batê-lo, tê-lo roubado ou qualquer outro imprevisto, é de R$ 706,81.
No meu caso, trabalho 44 horas por mês para ter um carro. E o pior: uso pouquíssimo. Durante a semana vou de bicicleta ao trabalho e a boa parte do meu lazer. Se for pensar em usar o carro principalmente nos finais de semana, ele está custando R$ 88,20 por dia. Dá pra ir e voltar do aeroporto de taxi todos os dias.
Meu intuito era aproveitar o carro para viajar. Ok. Com R$ 705,81 por mês posso ir e voltar ao Rio de avião (R$ 95,00 por trecho pela BRA, taxas inclusas) três vezes por mês ou ir a Maceió (R$ 349,00 por trecho na BRA) todo mês. Se quiser ir de ônibus então, nem se fala.
Não tem carona para sair no fim-de-semana? Tem R$ 88,00 pra torrar em taxi por dia. E pode aliar velocidade e conforto, se quiser: um taxi até o metrô e outro do metrô até o destino. No máximo uns R$ 30,00.
Isso tudo imaginando que você realmente vá gastar R$ 705,81 por mês com transporte. Não precisa mesmo. Sobra o suficiente para cinema todo fim-de-semana, shows, saidas em barzinhos...
É, acho que é bom rever conceitos... "


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 "Quando um carro não tem concorrente direto, a montadora joga o preço lá pra cima, disse um dirigente do setor. É usual, até, a fábrica lançar o carro a um preço acima do pretendido, para tentar posicionar o produto num patamar mais alto. Se colar, colou. Caso contrário, passa a dar bônus à concessionárias até reposicionar o modelo num preço que o consumidor está disposto a pagar.

Um exemplo recente revela esse comportamento do mercado. A Kia fez um pedido à matriz coreana de dois mil Sportage por mês, um volume que, segundo seus dirigentes, o mercado brasileiro poderia absorver. E já tinha fixado o preço: R$ 75 mil. Às vésperas do lançamento soube que a cota para o Brasil tinha sido limitada a mil unidades. A importadora, então, reposicionou o carro num patamar superior, para R$ 86 mil. E, como já foi dito aqui: pra que vender por R$ 75 mil se tem fila de espera pra comprar por R$ 86 mil? A versão com câmbio automático, vendida a R$ 93 mil, tem fila de espera e seu preço sobe para R$ 100 mil no mercado paralelo.
Um exemplo recente revela esse comportamento do mercado. A Kia fez um pedido à matriz coreana de dois mil Sportage por mês, um volume que, segundo seus dirigentes, o mercado brasileiro poderia absorver. E já tinha fixado o preço: R$ 75 mil. Às vésperas do lançamento soube que a cota para o Brasil tinha sido limitada a mil unidades. A importadora, então, reposicionou o carro num patamar superior, para R$ 86 mil. E, como já foi dito aqui: pra que vender por R$ 75 mil se tem fila de espera pra comprar por R$ 86 mil? A versão com câmbio automático, vendida a R$ 93 mil, tem fila de espera e seu preço sobe para R$ 100 mil no mercado paralelo.” 


(Ler direto na fonte)


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Em janeiro uma das frases mais comuns do cidadão metropolitano é “Esse mês tem IPVA”. Comentado em todos escritórios e rodas da classe média motorizada, o imposto é gerador de dívidas, preocupação e aborrecimento.
Optei por não ter um carro. Motivos não faltam. Decretei que janeiro é mês de restituição anual do IPVA. Essa restituição é simples: se eu tivesse um carro pagaria IPVA e teria outros gastos diversos, como não tenho, vou gastar essa quantia em algo de meu interesse.
Vamos fazer umas contas, porque se você faz parte do grosso da classe média, você está preocupado em economizar algum.
IMPOSTOS e SEGUROS… 2517,29  IPVA… R$ 735,12 / Licenciamento e seguro obrigatório… R$ 48,38 / Seguro particular contra os problemas modernos [1]… R$ 1733,79
COMBUSTÍVEL / ESTACIONAMENTO… R$ 1932 Gasolina (média-jan/07-SP=R$2,40/litro) x 20km/dia x 365 dias… R$ 1752 / Durante o dia no trampo + o pernoite em casa….. R$ 180
MANUTENÇÃO QUE VOCÊ VAI TER QUE ENCARAR… 290,50 [2] [3] [4] Óleo… R$ 12 Filtro de Óleo… R$ 6,04 Alinhamento e Balanceamento das Rodas… R$ 21 Filtro de Ar… R$ 5,30 Filtro de Combustível… R$ 9 Jogo de Lonas de Freios + Jogo de pastilhas… R$ 21,35 Amortecedores… R$ 113 Pneus… R$ 102,70
TOTAL GASTO ANUAL… R$ 4739
Certo, agora vamos ver um cidadão sem carro
Ônibus ida e volta para o trampo… R$ 2,30 x 2 x 26 dias = R$ 119,60 x 12 meses = R$ 1.435
Corridas de Táxi no sábado… R$ 30 x 3 fins de semana ao mês x 12 meses = R$ 1.080
TOTAL ANUAL SEM CARRO… R$ 2.515
RESTITUIÇÃO PARA NÃO MOTORIZADOS… R$ 2.224 

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* Foram desprezados manutenções menos periódicas, que você pode enrolar, como limpeza dos bicos injetores e outras [5]. * Tudo isso, claro, considerando que não batam ou sequer risquem seu carro, que você não bata em alguém, não bata no carro de alguém, não bata em algum equipamento urbano, valeta, cachorro ou gato desavizado e que você não tome nenhuma multa de trânsito. Coisas muito dificeis de não acontecerem numa cidade como São Paulo.
[1] R$ 1926,43 é o preço da Porto-Seguro, motorista: 27 anos, masculino, solteiro, não estuda, carro na garagem dia e noite, carro com alarme, proprietário é o único condutor, seguro sem cobertura a danos a terceiros. R$ 1733,79 é o preço para o mesmo pefil com 10% de desconto
[2] Cotado no AutoZ – Dpaschoal on line
[3] Se você pesquisar os preços de cada peça em diferentes lojas certamente encontrará melhores preços. Por isso não contabilizamos o custo da mão-de-obra – que não é nada barato. Assim fica um suposto desconto nas peças valendo pela mão-de-obra.
[4] Considerando que rodagem de 7.000 Km por ano. Exemplo: um filtro de ar custa R$ 7,56 e deve ser trocado a cada 10.000 Km, assim o valor anual (7.000 km) é de R$ 5,30
[5] Limpeza do Sistema de Injeção / Bomba de Óleo / Catalisadores / Limpadores de Para-Brisas / Escapamentos / Sistema Hidráulico dos Freios (Cilindro-mestre e cilindros de rodas) / Correias / Embreagem / Juntas Homocinéticas / Limpeza do Carburador / Molas (pivôs, terminais e buchas) / Serviços de Transmissão / Servo-Freio / Limpeza no sistema de arrefecimento / Bateria
Se você, como a maioria, se serviu de um financiamento para adquiri-lo, a coisa fica muito mais cara.


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TRADUZIR
The car industry uses a tremendous number of materials to build cars, including iron, aluminum, plastic steel, glass, rubber, petroleum products, copper, steel and others.

5: Steel
On modern cars, most of the weight comes from steel. In 2007, for example, the average car contained 2,400 pounds (1,090 kilograms) of steel, and the average pickup truck or SUV used nearly 3,000 pounds (1,360 kilograms) [source:Sherefkin]. Consider that most cars now weigh around 3,000 pounds, and most SUVs weigh around 4,000 pounds (1,810 kilograms) -- that's a lot of steel!

4: Plastic
The next time you're sitting inside your car, do like Dustin Hoffman's character did in "The Graduate" and think of one word: Plastics. Today's cars now use tremendous amounts of plastics in auto manufacturing. They make up about 50 percent of the construction of new cars today [source:American Chemistry Council]. It's not surprising because plastics are durable, cheap to make and can be turned into just about anything.

3: Aluminum
In the world of auto manufacturing, aluminum is kind of the new kid on the block. It's being used increasingly in the car world for its lightweight but tough nature. In 2009, aluminum components made up about 9 percent of the weight in most modern vehicles, compared with about 5 percent in 1990 and just 2 percent in 1970 [source: Aluminum Association].

2: Rubber
What's the one thing all automobiles have in common? They all need tires if they're going to get around. Tires are one of those parts people tend to take for granted, but they're one of the most vital parts of any vehicle. This is where the importance of rubber comes into play in auto manufacturing.
Automotive manufacturing is the driving force of the rubber industry, as about 75 percent of the world's natural rubber production is used to make tires for vehicles [source:Industrial Rubber Goods]. The rubber tire protects the rest of the wheel and its internal parts from wearing down, which can be good for fuel mileage and road safety.

1: Glass
What good is a car if you can't see out of it? As with rubber, glass is one of the unsung heroes of automotive manufacturing. It's also heavily linked to the auto industry -- when business drops greatly for automakers, glass manufacturers also experience job losses [source: Glass Magazine].

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