Translator

Pesquisar neste site:

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Educação para o Meio-Ambiente em Rennes

Em Rennes, na França, o governo faz uma campanha massiva sobre a importância da preservação do meio ambiente, como forma de educar a população e melhorar o funcionamento da cidade em diferentes aspectos: lixo, meio-ambiente, alimentação, transporte.

Várias são as formas de comunicação entre o governo e a sociedade, sendo que uma das mais importante é a informação através de panfletagem. Virtualmente, toda a informação está disponível no site (em Francês) Rennes Metropole, acessível assim à quem possa interessar.

Apesar do material estar em francês, é bastante clara a quantidade de informação fornecida, mesmo visualmente, para facilitar a compreensão coletiva do sistema. Alguns exemplos vão abaixo:


Este é o Relatório Anual sobre o preço e a qualidade do serviço público de eliminação de dejetos.
Suas 50 páginas detalham com grande eficiência e clareza o serviço prestado no ano - em quantidade, dados técnicos, alterações e valores. É possível acompanhar a quantidade que está sendo coletada (em Rennes e nas municipalidades menores, vizinhas), quanto está sendo cobrado ou gasto durante todo o processo, a destinação do lixo e as campanhas sendo realizadas. Além de muitas outras informações...
Um item interessante no índice é "comunicar, informar e sensibilizar" que explica toda a campanha sendo realizada na cidade através de muita explicação, como a dos folhetos que vêem a seguir.
Caso queira ver o relatório completo, clique no ano que deseja consultar: 2009, 2008, 2007.






O "Guia do lixo - mudemos nossos hábitos" traz dicas importantíssimas para a redução na produção do lixo. Reduzir a produção é a maneira mais eficaz de auxiliar na melhora do sistema de coleta de lixo, pois reduz-se a quantidade de lixo a ser trabalhada (e o custo total).

As três linhas mestras desse guia são:
1. Consumir melhor para poluir menos - comprar com esperteza, jardinagem astuta, reutilizar ao invés de jogar fora
2. Triar para reciclar melhor - tabela de triagem (clique aqui para ver um 'folheto-lembrete' sobre os materiais para coleta seletiva, onde devem ser depositados e o que virarão), uma lixeira para cada tipo de dejeto, a triagem de dejetos excessivos ou perigosos para a saúde e para o meio-ambiente (clique aqui para ver um folheto-lembrete sobre esses tipos de resíduos).
3. No cotidiano: alguns conselhos - civismo e bom senso: a combinação vitoriosa, informações práticas, pontos de entrega (déchèteries), contatos e organização de visitas.
São apenas 13 páginas muito claras e bem ilustradas tratando do assunto. Para ver o folheto inteiro, clique aqui.

O guia para reutilização entitulado "Reparar, revender, reutilizar: todos os bons endereços" traz 90 páginas com dicas, nomes e endereços de locais onde é possível levar resíduos reutilizáveis, como móveis e outros objetos.
Está separado nas seguintes sessões:
- A reutilização de aparelhos elétro-eletrônicos;
- A reutilização de roupas;
- A reutilização dentro de casa;
- A reutilização de ferramentas;
- Os bazeres e depósitos de venda;
- Anuário

Para ver o guia inteiro, clique aqui.
A coleta do lixo de profissionais (empresas, comércios etc) é feita de maneira diferenciada, como é explicado nestes folhetos. Existem folhetos semelhantes mas com mapas diferentes de acordo com a área, basta clicar na área de interesse:
bairros de Rennes
centro de Rennes
pequenas cidades vizinhas à Rennes






"Déchèteries" são os grandes pontos de coleta de dejetos de todos os tipos (desde móveis à óleos e outros produtos). Há também os depósitos "verdes" destinados à restos de podas e outros restos naturais.
Este folheto mostra os tipos de produtos que podem ser entregues nesses locais. Para ver o folheto inteiro (com informações sobre a localização desses pontos de coleta na cidade e horários de abertura), clique aqui.





"Eu valorizo meus dejetos verdes, isso muda tudo!" é um folheto que fala sobre a poda e a trituração dos restos verdes. Explica as vantagens, como fazer, quanto custa um triturador e diz mesmo que existe uma subvenção (de até 50% do valor total) por parte do governo para moradores da cidade que se unirem em pequenas associações para comprarem juntos os equipamentos necessários. Além disso, oferece diversos cursos gratuitos para aqueles que queiram saber mais ou se especializar. Para ver o folheto inteiro clique aqui.









Do mesmo estilo do anterior, "Eu faço compostagem, isso muda tudo!" é um folheto que explica detalhadamente como fazer a compostagem caseira, com informações minunciosas e a mesma oferta de cursos e auxílio. De forma bastante clara e didática, trata-se de um grande estímulo e principalmente um grande esclarecedor do que se trata essa técnica, que nada mais faz do que transformar o lixo orgânico (no Brasil, corresponde à aproximadamente 60% do lixo produzido ) em adubo, que poderá ser aproveitado em jardins e hortas. Explica como produzir, como utilizar, quais as vantagens e possíveis complicações. Para ver o folheto inteiro, clique aqui.

Sobre o mesmo assunto, "Compostagem, é natural!", explica um pouco mais essa técnica de aproveitamento da matéria orgânica contida no lixo, lembrando das vantagens que pode trazer não apenas para o meio ambiente, mas para a economia em coleta de lixo (nessa cidade, a coleta é paga), diminuir o lixo, melhorar a relação de vizinhança (em caso de prédios e em alguns bairros, por exemplo, é feita a compostagem coletiva) e a produção de adubo gratuito de excelente qualidade. Para ver o folheto inteiro, clique aqui.









Este breve folheto serve para explicar aos interessados como fazer para participarem da formação e virarem 'Mestres Composteiros', pessoas habilitadas à ensinar outros à  fazerem compostagem, assim como realizarem compostagens coletivas. A formação é gratuita e voluntária.  Para ver o folheto inteiro, clique aqui.







"Gestos malandros no jardim" explica técnicas possíveis para melhorar a jardinagem, fazendo um resumo de técnicas interessantes à serem usadas, algumas delas já vistas nos folhetos acima. Para ver o folheto inteiro, clique aqui.









Site complementar:
Os métodos de reciclagem estão expostos nessa página do site de Rennes, que explicita quanto a cidade ganha ao reciclar cada tipo de material, quais empresas realizam o serviço e onde estão localizadas e, é claro, o ganho para a natureza.

O site e-cycle traz um grande acervo de informações sobre reciclagem, consumo consciente e eco-design.

Nenhum comentário:

Mande seu comentário sobre esse site diretamente para o seu facebook!