Translator

Pesquisar neste site:

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pontos de coleta de lixo suecos


Abaixo algumas imagens para explicarem com maior clareza o sistema de coleta sueco, também utilizado em diversos outros países europeus. As fotos são do ponto principal de coleta voluntária (as empresas e individuais levam o lixo até o ponto de coleta, sendo que empresas pagam pelo serviço) de Norrköping.


Ponto de Coleta

Logo na entrada do estabelecimento, uma grande área de 'estacionamento', existe uma placa que traz informações sobre onde deverá ser depositado cada tipo de material. Alguns são depositados em um grande galpão (que está acima do nível da rua para que os dejetos sejam dispejados diretamente dentro de grande containers, o que facilita a coleta. Outros, de grande porte, ficam do lado de fora. Na entrada do galpão as empresas devem mostrar suas credenciais e serão cobradas de acordo com a quantidade de lixo depositado.




Pela lateral, é possível ver a fileira de containers, cada um contendo um tipo específico de material. Internamente, há uma sinalização bastante clara indicando onde deverá ser depositado cada tipo de resíduo. Externamente (ao lado do carro estacionado na foto ao lado)  há o depósito de materiais perigosos (tintas, tinners, óleos e outras substâncias tóxicas), fechado por uma grade que só é aberta pelos funcionários do local.






  



Neste canto, ficam os restos de podas e cortes de árvores, gramas e qualquer outro tipo de vegetação. Depois de seco, será transportado para industrias que utilizam esse material para incineração. O material é vendido e o dinheiro revertido para a manutenção do sistema.





Na área externa, existem depósitos para eletrônicos e eletrodomésticos, que são enviados para indústrias que reutilizam peças quando possível e enviam para empresas de reciclagem o restante. Algumas empresas de venda desses produtos também são responsáveis por retirar os produtos antigos de seus clientes e realizarem a correta disposição.


  

Há ainda containers para depósito de móveis, brinquedos e outros objetos que poderão ser reutilizados diretamente, reformados e vendidos em bazares. Esses são comumente doados para programas sociais.







Externamente existem caçambas para a coleta tradicional de resíduos: plástico, papel, metal, orgânico, vidro, papelão. Assim, os clientes podem utilizar este serviço à qualquer hora e evita o engarrafamento da parte interna, onde são deixados produtos de maior porte (pneus, móveis, eletrodomésticos, pedaços de madeira e ferro, dentre outros).









Empresa de incineração E-ON em Norrköping

Parte do material recolhido nos pontos de coleta vão para a empresa de incineração, responsável pelo aquecimento da água e calefação de Norrköping e cidades do entorno. Esta empresa compra diversos tipos de resíduos, restos de móveis, toras não utilizadas, cerragem de outras empresas e lixo não triado, sem destinação (que no Brasil atualmente iria para um aterro sanitário). A mistura exata de todos esses produtos permitem a otimização do aquecimento dos fornos e a redução extremamente eficaz do rejeto não-reaproveitável.



 

 

Nenhum comentário:

Mande seu comentário sobre esse site diretamente para o seu facebook!