Translator

Pesquisar neste site:

EDUCAÇÃO



========================================================================
Cidade
Arte
========================================================================


CIDADE


Como educar toda uma cidade sobre urbanismo de maneira fácil e compreensível? Como fazer da educação uma ferramenta de transformação?
É o que devemos descobrir.

Esse blog é um passo nesse sentido. Trata-se de uma tentativa inovadora na forma de comunicação de ideias e ideais - ao mesmo tempo em que é bastante tradicional na busca pela democratização do pensamento.

O apelo visual é um método bastante eficiente de comunicação. Ele deverá em algum momento ultrapassar as linhas desse blog, para que possa atingir mais pessoas - aquelas sem o hábito da internet e ainda aos preguiçosos da leitura. A continuação desse projeto poderá ser a manifestação das ideias aqui contidas em meios diversificados, para atingir o máximo de pessoas. Pois entender a cidade é uma forma de apropriar-se dela. De criar novas soluções, inventar, sugerir mudanças.

Abaixo, algumas imagens de situações urbanas estimulantes, criativas, saudáveis, humanas. Inspirem-se!



(Quero ver esses e outros exemplos ampliados)



ARTE

As intervenções artísticas são uma excelente forma de demonstrar o que palavras nem sempre alcançam. Sejam por meio de fotografias, pinturas, esculturas, música... as artes são fontes de inspiração e comunicação. São João tem o grande privilégio de ter uma veia artística considerável e poderia facilmente se apropriar dela para promover a educação.

Basta um pouco de criatividade e diversos temas poderiam ser abordados, assim como seria possível o embelezamento e valorização de certas áreas com poucos recursos. Alguns exemplos abaixo.


(Quero ver esses e outros exemplos ampliados)


PASSE ADIANTE


Todos somos educadores, enquanto difusores de informação. 
Pois então, seja qual for o tema escolhido, "passar adiante" é um método ancestral de grande eficácia e humanidade.


Porém há consequências: implica em maior contato físico, em menos tempo prostrado em frente à televisão, em refeições caprichadas, em admirar a lua cheia ou o pôr-do-sol, em ir àquela cachoeira ou brincar com as crianças numa tarde chuvosa.


O que podem ser atividades primorosas.

Não tem limitação de idade, independe do grau de formação - basta interesse.

Um exemplo interessante (e real) é contato no vídeo abaixo pelo Bunker Roy: na Índia foi criado o movimento 'pés descalços'. Trata-se de uma 'universidade' frequentada apenas por pessoas de baixa renda e sem formação. Inclusive mestrados e doutorados não são privilégios para a escolha de professores. As inovações são tantas e o comprometimento com o desenvolvimento humano é realmente mantido independente da condição precária da educação regular ou da baixíssima condição financeira. Bastou criatividade, bom senso e muita troca.

Vale conferir e refletir sobre esse exemplo claríssimo de que tecnologia e inovação estão ao alcance de todos - e que a sabedoria muitas vezes está naqueles que pertencem ao local à mais tempo (e não aos que moram do outro lado do oceano).
Você pensaria em educar, em primeiro lugar, as avós? Sobre o desenvolvimento de placas elétricas solares?! Essa é a revolução.



(Fonte)

Outro exemplo interessante, tratado na página sobre meio-ambiente, é a revolução culinarística proposta pelo Jamie Oliver, que baseava seu acontecimento em como é importante ensinar aos outros o que aprendemos de bom - nesse caso, como cozinhar pratos saudáveis e práticos. O projeto foi importantíssimo para a saúde de várias pequenas cidades e continua em expansão. Passe adiante!

(Quero conferir o vídeo do Jamie Oliver sobre o assunto)



MOBILIDADE

Porque não ir de bicicleta? Como ensinar que pode ser prazeroso? Como facilitar os percuros íngremes, como divertir-se no caminho?

Um exemplo são as bicicletas funcionais 'cargo-bikes', usadas para 'tudo e mais um pouco' em Copenhagen, na Dinamarca, onde apenas 40% da população possui automóveis. O filme é em inglês, mas as imagens se auto-explicam.



E que tal ensinar as crianças como funciona o trânsito (muito antes de tirarem carteira de habilitação)? Em Utrecht, ainda na Holanda, existe uma mini-cidade onde as crianças têm a oportunidade de experimentar os mais variados tipos de situações de trânsito de uma cidade comum. Aprendem não apenas como pedestres, mas como motoristas e ciclistas, ativamente. A maioria dos alunos tem 10-12 anos, idade em que começam a ir sozinhos para a escola. Bons pedestres que um dia serão bons motoristas.




ADMINISTRAÇÃO

Muitas novas medidas foram implantadas na cidade, diversas experiências bem sucedidas. Nesse momento é preciso uma avaliação do que foi feito e o levantamento dos dados disponíveis para que novas decisões sejam tomadas à partir do existente. Por exemplo, podemos usar a experiência da Zona Azul para ter informações precisas sobre a quantidade de carros que estacionam no centro da cidade, quanto tempo ficam na vaga e qual o total pago. Com isso seria possível repensar a questão do estacionamento com dados precisos, não com noções hipotéticas.

Sobre tecnologia, esse vídeo (em inglês) mostra como a decisão tomada por uma cidade de divulgar informações básicas, no caso específico do transporte, revitalizou em poucos meses (para não dizer dias) a situação urbana da mesma. Os passos foram simples e com baixos custos. A união entre administração pública e programadores (técnicos em informática inovadores) trouxe um novo entendimento da cidade.

.

(Quero ler uma dissertação em português sobre o assunto - o uso da Web 2.0 para a construção de políticas públicas e fiscalização do poder público)

Outra questão que poderia ajudar a melhorar em muito a eficiência da administração em São João seria a centralização física dos vários setores que a compõem. Atualmente, cada departamento está localizado em um canto da cidade, sendo necessária uma estrutura completa para cada local - portaria, secretaria, contabilidade, financeiro, atendimento ao público, depósito, estoque, biblioteca, sala de reunião... centralizar esses espaços traria uma otimização gigantesca de recursos e pessoal, que poderia resolver alguns dos problemas encontrados pela maioria dos setores.

A centralização também facilitaria o acesso da população e a criação de um banco de dados únicificado que poderia ser utilizados pelos diversos setores, reduzindo o problema de defasagem no compartilhamento de informações.

Vale ressaltar o trabalho realizado no Departamento de Esportes, que conta com uma organização extremamente eficiente e que baseia sua ação no trabalho coletivo dos funcionários (otimizando suas rotinas) assim como com a participação da comunidade (pais, alunos e atletas). Com isso conseguem fazer a manutenção de todo o equipamento, dentro de seus limitadores financeiros, e ainda promover eventos e participar de competições e concursos. Além disso, mantêm um registro anual detalhado das atividades promovida, à disposição dos interessados (caso tenha interesse em conhecer esse documento, basta entrar em contato através do e-mail projetosjbv@gmail.com). Outros departamentos poderiam ser citados como exemplos por diferentes conquistas. Nesse caso, trata-se de um modelo de administração que poderia ser estudado e expandido.


ESCOLAS

E é claro que não é possível falar de educação sem falar de escolas.

Na janela abaixo, encontra-se uma lista de todas as escolas de São João, além de um comparativo no final do arquivo que aponta alguns dados interessantes. Por exemplo, percebemos que a maior quantidade de alunos está concentrada nas escolas estaduais, detentoras de apenas 21% das escolas da cidade. Com isso, a média de aluno por classe e alunos por escola torna-se extremamente maior do que nas escolas municipais e particulares, com valores mais similares. Confira.



As abas na parte inferior da janela dão acesso à lista completa de escolas da Diretoria de Ensino da região de São João da Boa Vista. Mais informações sobre essas escolas no site da Diretoria de Ensino.
O mapa no final dessa página traz a localização de todas essas escolas.


(Quero visualizar a tabela completa em outra página.)

Qual seria uma maneira eficaz de fortificar e trazer qualidade para o ensino de São João como um todo?

Existem diversas práticas possíveis e certamente estudadas por pedagogos e especialistas. Como uma pessoa 'extremamente interessada por educação', mas não especializada e desconhecendo a política de educação de São João por dificuldade no contato com o departamento responsável, trago a referência de como foi feita a Revolução Educacional na China.

Aliás, a TV Futura possui uma série de episódios chamada "Destino: Educação" que visita e estuda o sistema de ensino em diversas cidades do mundo.

O primeiro episódio foi sobre Xangai, na China e dele podemos tirar valiosas lições. Não indicaria a cópia, mas a compreensão das qualidades e inserção no contexto brasileiro. Por exemplo, de como foi promovido o intercâmbio entre escolas, fazendo com que a escolas mais fortes ajudassem as mais fracas a aumentar sua qualidade. Ou então como o professor é valorizado e a importância do seu constante aprimoramento e da troca entre os professores.


Parecem conceitos óbvios, talvez o sejam. Mas porque não são aplicados? Seria possível fazer um projeto entre escolas que incluísse escolas públicas e particulares? Como valorizar e estímular alunos e professores?

Será que já existe algum projeto nesse estilo? Se alguém souber, a informação será bem vinda.

E o Brasil, como anda? Confira no vídeo abaixo.


No Brasil, apenas aprox. 50% dos alunos finalizam o ensino médio. A grande maioria estuda em escolas públicas, o que poderia (e deveria) ser um dado bastante positivo.

Muitas questões com dezenas de respostas possíveis. É preciso agir com criatividade pois, sem dúvida, a educação é um dos maiores motores de desenvolvimento humano - para não dizer do país.



Quer conversar mais? Escreva um e-mail para projetosjbv@gmail.com, ou ainda cadastre-se como co-criador e deixe sua opinião/observação/referências aqui no site.

Nenhum comentário:

Mande seu comentário sobre esse site diretamente para o seu facebook!