
O Projeto São João esteve representado por sua criadora, Joana, no festival internacional de sustentabilidade
Future Perfect, na Suécia.
Foi uma semana intensiva de trabalho de produção e de muitas palestras e discussões. O festival traz a proposta de um novo formato: as palestras, por maiores que fossem, não contavam com o apoio de apresentações digitalizadas e eram quase sempre coletivas. Tudo deveria ser resolvido no gogó e o excelente resultado foi que os palestrantes eram levados a discutir o âmago do assunto, seus princípios, suas finalidades e intensões. Nada de belas imagens, nenhuma venda midiática, uma verdadeira discussão de ideias e pensamentos. As ideais, ao contrário do concreto, pode ser aplicado em diferentes situações. Muitas pessoas tiveram dificuldades em se adaptar a esse modelo, mas uma vez em prática trouxe resultados excelentes.

Muitas notícias, casos de sucesso (ou não), ideias e pessoas inspiradoras, em um ambiente que não deixava em nada a desejar (uma comunidade com muito verde e comida criativa do quintal), o festival foi um sucesso! Assim como a apresentação dos esboços desse projeto para São João, que ocupou espaço na exposição e uma hora dentre as apresentações.
Um ponto alto da discussão foi ter sido esse projeto um dos poucos que tratava da América do Sul, tendo trazido uma nova perspectiva e criando um pensamento realmente globalizado. Não foi uma apresentação de misérias, mas sim de potencial! Na Suécia e no resto do mundo não há quem possa negar: o potencial do nosso país é indiscutível (as vezes invejado e ainda pouco conhecido) e é preciso utilizá-lo o quanto antes em sua totalidade. Usar o que é nosso com propriedade, conhecer cada canto e detalhe, invadir-nos.
Muita inspiração, é hora de trabalhar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário