Se você já participou anteriormente escreva um comentário sobre o evento!
O seu depoimento poderá servir de estímulo para outras pessoas.
Voluntários, liderados por Reginaldo Rodrigues, do Grupo “Jaguari – Rio Feliz”, programaram uma limpeza simbólica do rio Jaguari Mirim para o próximo domingo dia 23 de setembro em comemoração à entrada da Primavera. O objetivo do grupo é conscientizar as populações ribeirinhas da importância da preservação deste importante manancial que cruza todo o município e que é o responsável pelo abastecimento de água tratada para os quase 90 mil sanjoanenses. Esta ação, que partiu do desejo de fazer alguma coisa em favor do rio, vem crescendo e se estruturando a cada ano. Neste, que é o oitavo ano de realização desta ação, conta mais uma vez com o apoio da SABESP, ACE, Prefeitura Municipal, Polícia Florestal, Grupos ecológicos, empresários, estudantes, escoteiros e voluntários, muitos dos quais reunidos em família (pais, filhos e netos) , todos com o mesmo objetivo. Este ano está contando com a especial participação da SallesCorulli, parceira contratada pela Prefeitura Municipal para desenvolver o PTSA – Projeto Sócio Ambiental que vai permitir o encerramento do Aterro Sanitário da cidade, que está providenciando material de mídia e adesivos para carros com o título “Jaguari – Rio Feliz – EU FAÇO PARTE!”. Os adesivos serão doados às pessoas que comparecerem e participarem da limpeza simbólica como forma de multiplicar a informação até que toda a cidade esteja consciente da importância da preservação ambiental e do correto destino do lixo.
Nas primeiras vezes, comenta Reginaldo, “foram poucas pessoas, sem estrutura. Cada um levava um saco de lixo e descia o rio encaixado em bóias adaptadas de pneus de caminhão. Com o tempo, a coleta de lixo continuou a mesma mas os métodos foram se aperfeiçoando com a inclusão de pequenos botes e caiaques. A SABESP providencia um caminhão que percorre as margens coletando os sacos cheios do material retirado do leito e das margens. O lixo reciclável é encaminhado para a COOPERMAX (Cooperativa de reciclagem) e o restante vai para a coleta secular da cidade. A imprensa local e regional também tem tido importante participação neste evento, divulgando”. A novidade, nesta segunda edição em 2012, será o trajeto, o patrocínio da iniciativa privada e a participação da Prata Expedições (Casa do Turista de Águas da Prata) que vai descer o rio com equipamento especial e EPIs adequados para a prática da navegação com bóia e pequenos barcos.
Os organizadores testemunham que nestes 8 anos de trabalho, muito lixo foi retirado mas que a cada ano o volume tem sido menor, o que caracteriza uma resposta positiva do esforço destes voluntários.
A limpeza simbólica será realizada no dia 23 de setembro, domingo, a partir das 9 hs da manhã, saindo da Ponte da antiga Fiatece (Vila 1º de maio) até as proximidades da ponte da Delaplastic (Jd. Yolanda). São Poucos metros que até hoje não foram visitados pelo grupo e, após análise dos organizadores, concluiu-se que é a hora de conscientizar os moradores ribeirinhos, pois a sujeira que ali está depositada é doméstica.
Os organizadores afirmam que o trecho visitado nos últimos anos (do Bairro Santo Antonio até o 1º de maio – Fiatece, já apresenta resultados bastante significativos com um volume de lixo bem menor do que o encontrado no início da ação. A proposta é ir visitando cada trecho urbano até que toda a cidade esteja conscientizada e haja mudança de hábitos.
Não há necessidade de inscrição para participar e nem limite de idade. O grupo solicita apenas que filhos menores estejam o tempo todo acompanhados por responsáveis para evitar problemas e acidentes.
Contato: Reginaldo Rodrigues - 9718 2356 ou Telma no Centro Cultural Pagú - 36310316.