Pode ser diferente? Sim.
É difícil fazer diferente? Não.
O que é preciso? Pouco.
Dessa vez a ideia foi aderir à proposta de um amigo. Será que cabe um 'estacionamento de bicicletas' aqui na frente? Ele, ciclista, queria propor um lugar a mais para os clientes - e para sua própria bike. E se os ciclistas, ainda por cima, chegassem pedalando? E se a calçada fosse ampliada e acessível, com prioridade absoluta para os pedestres? Ei, a cidade é dos pedestres!!
Não estamos falando de acessibilidade para pessoas com deficiências físicas. Estamos falando de acessibilidade universal, onde todos passam. De criar ambientes agradáveis, respiráveis, possíveis.
É uma rua comercial? Quantas pessoas passam andando? De bicicleta? De carro? É agradável? Arborizada? Sombreada? Segura? É como eu acredito que uma rua deve ser?
Esse é um esboço de algo possível. Verificar as medidas e outras ideias seria excencial. Repare: não altera sequer o número de vagas de estacionamento ou fluxo de carro! Não trata-se de absurdo, ficção. Trata-se de fazer diferente.
Ao meu ver, isso é uma das coisas que mais faltam nessa cidade.
Toda hora é hora de mudar.
IDEIA - Como eu gostaria que fosse?
BICICLETAS - O foco da vez. Por onde podem passar com segurança? Quando estaremos prontos para essa melhorias?
DESENHO - Um croqui ajuda a ver. Respondendo a pergunta: cabe árvore na Saldanha? E se as pessoas fossem o mais importante ao invés dos carros?
E SE?
Um comentário:
Sempre sonhei isto para nossa cidade,Itatiba , tem um Projeto igual a este. Vamos lá...
Postar um comentário